quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Glossário (IV)a

Glossário (IV)a

«Metaõ todos os Ministros, Cabos, e Officiais as mãos em suas consciências, e acharáõ, que tanta pena como o ladraõ merece, quem lhe dá occasiaõ semelhante para o ser

(Arte de Furtar, Capitulo XX)

Senhores escroques, onzeneiros, pichelingues, sovaqueiros e toda a malandragem que chafurda neste lameiro. Não vos vão faltar sinónimos para definir as manhas, piratices e palmanços, que são o vosso modo de ser e estar, nesta sociedade que vos acarinha. Procurei com estes cerca de 300 vocábulos diferentes, prestar-vos um serviço, de modo a que seja empregue, para cada crapulice distinta, o termo mais adequado. Desejo-vos muitas prescrições e outras benesses ao dispor de toda a pandilha que nos pilha. Este é o último glossário, tomem notas, digo, tomem apontamentos. Safa!

Dos jogos malabares, que na sociedade tanto se praticam, o gingão, muito a propósito, emprega malabar como roubar, e o malandro, que também pode ser gatuno, tem como diminutivos malandrete, malandrim ou malandrote e seus hierárquicos superiores o malandraço ou malandrão. Ao malversar, fazem-se desvios abusivos. Mamata é roubo de alto nível e marmelada negócio inescrupuloso; ladroagem vício de ser ladrão, e meliante gatuno. Barrela, que me fugiu à ordem alfabética, significa engano, logro, esparrela e comedeira que também vem fora de ordem refere-se a lucro desonesto muito próxima de exacção, malversão por abuso de poder; rapina. Em calão, mordido é o roubado. Mosco é furto em residência com cave falsa, furto audacioso, com assalto; meter a unha é extorquir, meter a mão, roubar. Ocultar é sonegar rendimentos… cometendo fraude. Onzenar é praticar usura, e onzeneiro o seu autor. Palmar é bifar; palmanço, gamar e dar a palmada tem a mesma raiz. O pandilheiro faz parte da pandilha ou quadrilha de ladrões. O pantomineiro, mestre em histórias para enganar, exerce a pantomina e, com as suas pantominices, acaba por levar à certa, com inteligência, a vítima escolhida. Para o populacho, picar é roubar, e pichelingue o larápio. Ao pifar, furta-se. Pilhar tem extremos, vai do reles pilha-galinhas à pilhagem praticada, geralmente por um grupo, de forma devastadora; mas pilha é o larápio e pilho ou pilhante o gatuno ou patife. E chegámos ao pirata, ladrão ou ladra do mar e não , sujeitos que estamos a piratices, piratada, piratar, piratagem e a todas as piratarias que se nos colam como sanguessugas, indivíduos que por meio de exacções tiram dinheiro a outrem.

Sem comentários: