domingo, 9 de agosto de 2009

A 1ª EP


Lembram-se?!

desdobrava-se e...


no interior encontrávamos


e no reverso este texto magnifico

(…)”A mudança radical operada na vida política portuguesa depois do 25 de Abril tem na publicação legal do “Avante!” um testemunho flagrante. Ele assinala a vitória das forças democráticas sobre o fascismo e ficará como o melhor símbolo da conquista pelo povo português da liberdade de expressão de pensamento, da liberdade de imprensa, designadamente.

“Ao longo de mais de quarenta e três anos, o “Avante!” clandestino foi uma arma valiosa na luta contra a exploração capitalista, a opressão fascista, a guerra colonial, a dominação imperialista. Foi uma voz irreprimível do PCP, a voz da classe operária, a voz dos explorados e oprimidos de Portugal. Foi um órgão de informação livre, num Portugal amordaçado. Disse a verdade sobre o nosso povo e outros povos num clima de deturpação e mentira. Foi uma grande trincheira da resistência ao fascismo. Foi umorganizador colectivo” dos comunistas, dos trabalhadores, de todos os antifascistas. Foi um órgão de consciencialização e orientação, um grande mobilizador das massas populares na luta pelo pão, pela liberdade pela independência nacional, pela independência dos povos das colónias”.


Haverá certamente muitos militantes que felizmente desconhecem esta EP. E se digo felizmente é porque muitos vieram depois para dar continuidade a este magnífico esforço colectivo.



Faltam 24 dias.



4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Lembro-me muito bem - e para não me esquecer também a tenho aqui guardada.

Um abraço.

Ana Camarra disse...

Comecei a ter direito a EP muito mais tarde...
Aliás lembro-me que estava desejosa de ter idade para ter um EP, entre outras coisas...
Mas lembro-me da 1ª Festa na FIL, era pequenita, lembro-me damultidão, lembro-me do Ary a declamar, de pessoas a braçarem-se, da palavra camarada repetida até á exaustão, lembro-me de ser arrastada na multidão sem por os pés no chão, mas sentia-me segura.

Lá estaremos, na nossa Festa!

Beijos

Maria disse...

Tenho-as todas guardadas. Tal como os programas e autocolantes. Fazem parte da minha vida...
Obrigada, Cid.

Um abraço

Ana Martins disse...

Eu não conhecia , mas tem lógica, nasci 8 anos depois da primeira festa a minha primeira festa foi em 1988. Obrigada!