quarta-feira, 3 de abril de 2013

Em 2012 - 3.012 manifestações a nível nacional!


A CGTP anunciou a realização de uma marcha contra o empobrecimento que começará em Viana do Castelo a 6 de abril e que terminará a 13 de abril em Lisboa, prevendo-se na capital a realização de uma manifestação aberta a todos.


Relatório Anual de Segurança Interna 2012

Ações no âmbito do exercício do direito de reunião e manifestação

«Durante o ano de 2012, as Forças de Segurança efetuaram 3.012 operações policiais de maior relevo, visando assegurar o regular exercício de direito de reunião e manifestação:
segurança dos intervenientes, regularização do trânsito, prevenção geral e manutenção da ordem pública. Os efetivos policiais, empenhados exclusivamente para o efeito, ascenderam a 16.672.»
[Cerca de oito manifestações por dia a nível nacional]

«No capítulo "análise das principais ameaças à segurança interna", o RASI refere que, no âmbito dos extremismos, o ano de 2012 foi marcado, acima de tudo, pela "intervenção radical de grupos de matriz anarco-libertária* em manifestações anti-austeridade", tanto nas convocadas por novos movimentos sociais de "indignados", como pelas estruturas sindicais.
De acordo com o documento, "esses grupos continuaram a não revelar capacidade para conduzir, por si mesmos, ações subversivas relevantes, pelo que a infiltração nas grandes manifestações de massas se afigurou a melhor estratégia para desencadear ações de violência contra o sistema". »
*[Anarco-libertários, leia-se, provocadores arregimentados pelo sistema..

2 comentários:

O Puma disse...

Todos contra a indiferença

Graciete Rietsch disse...

Vamos todos acabar com esta desgraça participando na marcha contra o empobrecimento, mas não esquecendo que vem aí uma dura luta para concretizar uma verdadeira política alternativa.

Um beijo.