domingo, 3 de novembro de 2013

AGARRA QUE É LADRÃO!



Este capitalismo está a gerar uma revolta profunda nas massas espoliadas”
“DN” Mário Soares

O carteirista, acossado pela polícia, gritava esbaforido: Agarra... agarra que é ladrão! E na corrida célere, os populares que se lhe juntavam em uníssono repetiam: Agarra que é ladrão! O larápio deu-lhes a dianteira, parou, e ficou vendo os lorpas a correr na peugada da sua própria sombra. E embora mal refeito do susto, o ratoneiro ria, ria até às lágrimas.

O expediente é por demais conhecido e, tal como no conto-do-vigário, o povaréu é apanhado pelo ludíbrio sem fazer o mínimo apelo à reflexão, e os gabirus, sempre atentos, disso se aproveitam.

Estecapitalismo não presta. Calculem!... Larguem-lhes os cães! Ou vão à “Fundação Mário Soarespara a qual contribuímos com os nossos impostos. O “outrocapitalismo, quiçá o dos velhos Mellos, Espíritos Santos e Cia - ou será que é o mesmo? Ou sendo o mesmoeste capitalismo” está cada vez pior?

E os “espoliados” vão correndo, sem sentido, sob o olhar finório e atento de quem tem sido suporte de “este”, filho legítimo do “outro”, neto e bisneto do único capitalismo.
E os maraus riem, riem a bom rir.
 
O necessário é que os incautos espoliados corram atrás do pregão, insultem até o pregoeiro, desde que não o molestem.

As despesas extraordinárias dos submarinos vão ser pagas com receitas obtidas com a transferência do Fundo de Pensões da PT para o Ministério das Finanças. Submarinos que trazem à tona a corrupção em que três gestores alemães e sete portugueses estão acusados de burla qualificada, falsificação de documentos e suborno. Os alemães foram condenados. Os portugueses continuam a navegar à bolina.
Dir-me-ão. E o que tem a ver o capitalismo com esta gente?
E os swaps, por exemplo, são fruto de que sistema?

Do “socialismo democrático” dirão alguns, outros apelidam-no de “socialismo de rosto humano”. Máscaras do imperialismo sem rebuços.

As «Ajudas aprovadas em 2009 pelo governo: Dois terços da ajuda anti-crise 2,2 mil milhões de euros (61%) foram parar ao sector bancário e 1% para apoio ao emprego».

“O lucro da EDP aumentou 4% no primeiro semestre de 2013, face a igual período do ano passado, para 603 milhões de euros”. Seis meses. Lucros!... E os que correm atrás da notícia não se apercebem, ou não se querem aperceber, que esse dinheiro saiu dos próprios espoliados, que a empresa lhes pertencia, que todo esse benefício poderia reverter a favor do bem-estar colectivo: ensino, saúde, segurança na velhice...

Causa e efeito, e porque tal obriga a reflectir, e reflexão feita, leva a procurar concluir, e das conclusões apuradas encontrar o gerador principal da questão que se procurou esclarecer, o que é forçosamente incómodo.

Entretanto, os figurões luxuosamente instalados, vão gritando: Agarra... agarra que é... E por entre contestações, gritos e apupos vão enxugando as lágrimas... de tanto rir.
Não esqueçam que o último a rir

3 comentários:

Olinda disse...

Hoje,ser de esquerda ê ser anticapitalista.O capitalismo ê intransformâvel,dizer o contrârio ê pura ignorancia ou culto ä intrujice .

Um abraco

Graciete Rietsch disse...

Com a capa de grandes democratas lá vão fazendo correr a sua vidinha contra o POVO espoliado e continuam a ter o apoio de muitos (adormecidos ou não). Mário Soares ,o primeiro contra revolucionário em nome da "democracia".

Um beijo

Graciete Rietsch disse...

Com a capa de grandes democratas lá vão fazendo correr a sua vidinha contra o POVO espoliado e continuam a ter o apoio de muitos (adormecidos ou não). Mário Soares ,o primeiro contra revolucionário em nome da "democracia".

Um beijo