sábado, 2 de novembro de 2013

Sair pela janela?

«Em 2014 podemos viver uma espécie de 1640 financeiro»
Paulo Portas
Aceitam-se apostas. - Será este o primeiro a sair pela janela?
Pedem-se sugestões. – De que andar?

*    *    *
Um povo de brandos costumes
«Lisboa 6 de Dezembro de 1383. -- Embora pareça que aqueles que tinham subido à torre da não tivessem vontade genuína de fazer mal algum ao seu prelado (segundo diz Fernão Lopes), os insistentes pedidos do Povo (que considerava o bispo duas vezes traidor, por ser castelão e cismático, isto é, castelhano e partidário do Antipapa), que gritava de baixo para que o atirassem da torre, sob pena de também atirarem aqueles que haviam subido, levaram-nos a defenestrar o bispo D. Martinho.
Caído morto no terreiro da , «ali o desnudaram de toda a vestidura, dando-lhe pedradas com muitos e feios doestos, até que se enfadaram dele os homens e os cachopos, e foi roubado de quanto havia. […] E em esse dia logo algumas refeces pessoas lançaram ao bispo, onde jazia nu, um baraço nas pernas, e chamando muitos cachopos que o arrastassem, ia um rústico bradando adiante: "Justiça que manda fazer nosso senhor o Papa Urbano Sexto, neste traidor cismático castelão, porque não estava com a Santa Igreja." E assim o arrastaram pela cidade, com as vergonhosas partes descobertas e o levaram ao Rossio, onde o começaram a comer os cães, que o não ousava nenhum soterrar. E sendo já dele muito comido, soterraram-no em outro dia ali no Rossio […], por tirarem fedor dentre as suas vistas.» (Fernão Lopes, Crónica de el-rei D. João I, capítulo XII).»

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Um pouco animalesco. Mas, atualmente, se o povo português,tiver que chegar a esses extremos de justiça, será por razões bem mais válidas.

Um beijo.