quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Reprise


"Estamos disponíveis para constituir um pólo político para uma convergência de governação", ou seja, umpólo aglutinador”

Falta-me a pachorra para ser politicamente correcto. A peça que vem sendo representada ciclicamente, não me enjoa como fede. Meia centena de universitários, gente de grande sapiência, muitos ex- várias coisas, aglutinaram-se. Adorando a ribalta e os holofotes das televisões, enchem páginas na imprensa dos patrões, e para dar cor ao espectáculo apresentam-se como pólo aglutinador. Tudo isto enquanto os trabalhadores dos estaleiros de Viana lutam desesperadamente par garantir a própria sobrevivência. Se quisessem ser aglutinados, doutores, professores universitários e artistas enchiam um autocarro para acompanharem os trabalhadores dos estaleiros que se deslocaram a Lisboa. Mas não. São eles os aglutinadores, muito activos sempre que o poder está em apuros. As convergências fazem-se suando as estopinhas nas lutas do dia a dia, bem diferentes das “convergências de governação”. Mas os stôres aproveitam os momentos em que a luta está no seu apogeu para criarem falsas perspectivas. Nãonenhum sector laboral que não esteja a lutar contra a barbárie, e num blá-blá-blá ensopado de lugares comuns bafientos que espelham a intelligentsia do grupo subscritor, solta-se a máscara:
«A nossa proposta é clara: desenvolver um movimento político amplo que no imediato sustente uma candidatura convergente a submeter a sufrágio nas próximas eleições para o Parlamento Europeu

2 comentários:

Olinda disse...

Pois...ê uma espêcie ciclîca.A sorte,ê que teem tendencia a desaglutinarem.


Um abraco

Graciete Rietsch disse...

Fogo de Vista, mas com uma finalidade.
Desaglutinar,dividir, quem verdadeiramente luta.

Um beijo.