segunda-feira, 31 de março de 2014

CLASSE TAMPÃO


A massa cinzenta da intelligentsia nacional com certificado de qualidade passado pelos mídia ditos de referência, está ao rubro.
Enorme tristeza e preocupação são uma constante. “Estão a liquidar a classe média”, dizem. Há os que entram em delírio afirmando que «E, sem classe média, não há país, não há sequer democracia, porque a classe média é o motor de uma democracia».
A classe detentora do poder necessita de peões bem apetrechados e razoavelmente nutridos para fazer face à plebe quando esta perde a paciência. O cerne da preocupação dos bem-pensantes, não está propriamente no empobrecimento da classe média mas na vulnerabilidade a que ficam expostos os grandes senhores do capital. Alguns cérebros postos a funcionar como alerta para os perigos a que os opressores estão sujeitos, deixam suspensa a ideia que é preferível manter à trela a “classe tampão” do que a deixar engrossar o descontentamento que se avoluma. Os pensadores ao serviço da grande burguesia advertem que tem sido a pequena e média burguesia a defender os seus privilégios, servindo de batente às investidas dos assalariados. Os vários extratos da pequena burguesia e da classe média “analfabetos políticos” que por vezes entrelaçam os seus interesses, temem pelo futuro, e, em desespero, amaldiçoam a classe para onde estão a ser empurradas, culpando-a pelos seus desaires.
Que os assalariados estejam cada vez mais sujeitos a exploração desenfreada, que os pobres sejam cada vez mais, e mais pobres, não é questão que mais apoquente os pensadores que por vezes até se apresentam como sábios. Não! O problema está na extinção da classe tampão e as suas preocupações não passam de tapa-olhos.

Na penosa caminhada para o socialismo o proletariado tem principios morais.

1 comentário:

filipe disse...

Oportuna reflexão, quanto ao papel dos "bem-pensantes" de serviço. Quanto à matéria mais substantiva, se o entenderes, aí vai uma contribuição, já velhinha de quase cinco anos: http://oassaltoaoceu.blogspot.pt/2009/04/proposito-da-classe-media-e-da-esquerda_28.html