terça-feira, 12 de maio de 2015

NORUEGA, a visita ou enterro do bacalhau ?



97% de Portugal é mar. “Tanto mar, tanto mar…”

Como importamos metade do peixe que consumimos, o presidente que pagou para abater barcos de pesca foi à Noruega saber como se pesca à cana, mas essa cana não a temos.

Como recordação da presidencial visita Cavaco ofereceu ao seu homólogo um livro que atesta a nossa imaginação e capacidade de desenrascanço, as “Mil maneiras de cozinhar bacalhau” assinalando a vermelho a receita que mais aprecia e que faz o regalo dos seus convidados nos banquetes oficiais: “bacalhau à comunista” - ver (aqui).

Como importamos bacalhau da Noruega e os noruegueses não pertencem ao tal “mercado comum da felicidade alheia” e, obviamente, não têm euros, nós em troca do fiel-amigo enviamos-lhes eurões que pedimos por empréstimo à tróica.

Finda a passeata presidencial, ficou tudo em águas de bacalhau, à despedida o presidente estendeu o bacalhau ao seu homólogo norueguês que retribuiu com um, para quem é bacalhau basta.

O presidente é um tipo patusco que por vezes parece andar alzheimado, principalmente quando se ausenta, lança umas postas de pescada ou bacalhau como se Portugal se resumisse à Quinta da Coelha ou a Quitarola da Marinha em que todos se entendem adentro de tão idílicas muralhas a dividir o espólio do saque.
O que eles precisam é do que o Bacalhau quer…

1 comentário:

Olinda disse...

Confesso que nao percebo,porque o pitêu,se chama Bacalhau ä comunista.Talvez,quem inventou o prato,fosse comunista,sei lâ....

Abraco